O que são dificuldades de aprendizagem? Versão para impressão

O que são dificuldades de aprendizagem? Quais os sinais que devem ser atendidos para classificar como “dificuldades de aprendizagem”? Como podem ser acompanhados os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem? Qual a importância dos professores no processo de aprendizagem dos alunos diagnosticados? Alunos aparentemente normais que experienciam insucesso escolar em áreas como a leitura, a escrita ou o cálculo apresentam potencial intelectual geralmente na média ou acima desta relativamente a outros indivíduos da sua faixa etária.
Tal constatação entra em conflito direto com a classificação “dificuldades de aprendizagem”, que subentende inabilidade para a aprendizagem numa ou mais áreas académicas e um QI abaixo de 70, frequentemente associado a deficiência mental.

Apresentando os alunos com dificuldades de aprendizagem potencial para a aprendizagem médio,ou acima da média, deve ser-lhe transmitido de forma a ajudá-lo a situar-se e compreender as suas áreas fortes e necessidades educativas de forma a promover nele o gosto pela escola e pelas atividades escolares ao mesmo tempo que se contribui para melhorar o seu sucesso educativo e auto- estima.
Para que os professores o possam fazer, é necessário compreenderem esta problemática tão complexa que compromete claramente o sucesso académico e projeto de vidados seus alunos. Consciente da necessidade de uma intervenção precoce, a equipa EPS promoveu este workshop cujo objetivo principal foi o de alertar para a identificação de sinais e intervenção atempada no sentido de contribuir para melhoria do sucesso escolar e da saúde dos jovens que apresentam dificuldades de aprendizagem.