JOGOS TRADICIONAIS NO PARQUE Versão para impressão

Organizada pelo Departamento de Educação Especial realizou-se no passado dia 08 dejunho,uma atividade de “Jogos Tradicionais” no parque da cidade de Rebordosa, com os alunos de Necessidades Educativas Especiais da Escola Básica e Secundária de Rebordosa, Escola Básica e Secundária de Vilela. Centro Escolar de Vilela e da Escola Básica nº1 de Rebordosa. O objetivo da atividade prendeu-se a realização de jogos tradicionais no Parque da cidade de Rebordosa, que incentivou e estimulou o diálogo, o respeito e a sensibilização sobre os elementos da natureza. Para consolidação dos conhecimentos apresentados, foram feitas várias atividades, nomeadamente, o percurso pelo parque com a identificação de plantas, árvores e demais elementos da natureza existentes. Aproveitaram-se alguns elementos do parque para a realização de jogos de perícia e manipulação, deslocamentos e equilíbrios (rolar na relva, transpor obstáculos, correr e caminhar utilizando os percursos do parque, corrida de sacos, jogo das cordas, apanhar cordas - jogo do
rabo da raposa, jogos de equilíbrio.

Estas atividades para além do desenvolvimento motor e sensorial favoreceram a socialização uma vez que as foram realizadas em pares.Na realização dos jogos verificaram-se momentos ricos de relações interpessoais, de expressão de sentimentos de estímulos ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo e o respeito pelas regras. Esta atividades ajudaram a criança a desenvolver-se, a comunicar com os que a rodeiam e consigo mesma. Estimulam a curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança. Também proporcionam desenvolvimento da linguagem, da concentração e da atenção, do trabalho em grupo cooperação e socialização. Os jogos foram organizados, de acordo com as necessidades e funcionalidades do grupo. Estimularam-se e desenvolveram-se habilidades cognitivas, motoras e sensoriais tendo em consideração a criatividade, habilidade e a sociabilidade. As atividades decorreram em ambiente de cooperação e desenvolvimento de capacidades físicas e intelectuais, não esquecendo a importância da socialização. No final foi partilhado um lanche convívio entre todos . As atividades decorreram em ambiente de cooperação e alegria com evidente motivação e interesse tendo os alunos cumprido as regras previamente estabelecidas.