1ª Jornada sénior do AEVilela Versão para impressão

As primeiras jornadas sénior do AEVilela constituiram uma experiência de trabalho de valor inigualável para os formandos do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde e para todos que puderam estar presentes a assistir. Organizada no âmbito da prestação de provas e aptidão profissional, esta atividade permitiu o desenvolvimento de competências na área da organização e gestão aos formandos. Com uma logística complexa, envolvendo parcerias e mobilizando profissionais de saúde para a dinamização das intervenções apresentadas, onde temas relacionados com a saúde física e mental dos idosos foram abordadas de forma clara e acessível para que a comunidade pudesse assistir e daqui resultasse de alguma forma um alerta, um contributo para melhorar a qualidade de vida dos idosos num país que está cada vez mais envelhecido…. Esta atividade resultou sobretudo do interesse e preocupação demonstrados pelos formandos, que ao longo da formação em contexto de trabalho se depararam com muitas situações de abandono, de negligência e falta de respeito pela condição das pessoas mais velhas na sociedade.

Foram intervenientes alguns profissionais de saúde que já foram alunos do Agrupamento, dando visibilidade também às suas carreiras e mostrando a importância que o agrupamento teve para a sua formação. Estes profissionais destacaram a importância destas iniciativas bem como o contributo para a formação dos novos profissionais que as mesmas acarretam. Mais ainda, promoveu a importância dos momentos artísticos e lúdicos enquanto atividade terapêutica, intervenção levada a cabo pelos alunos do Curso Profissional de Animação Sociocultural em formação no Agrupamento. A simpatia e boa disposição dos formandos, bem como a sua capacidade de acolhimento a todos que assistiram às atividades foram notadas e muito agraciadas quer pelos palestrantes, quer pelos assistentes. De resto, boa disposição e interatividade foram as palavras-chave desta iniciativa onde os mais velhos do concelho puderam fazer-se ouvir nas suas dúvidas e anseios.
De acordo com as pessoas presentes esta foi sem dúvida das atividades promovidas pelo Agrupamento uma das que mais impacto criou na comunidade. Registaram-se opiniões como “em tantos anos que se fazem atividades, nunca uma tão importante e que nos envolvesse de forma tão profunda foi organizada”; “ Não deixem cair estas iniciativas, são muito importantes para as pessoas perceberem os valores do respeito, da solidariedade, do carinho e da amizade a dedicar aos mais velhos!”; “Quando repetimos uma atividade deste tipo?” Podemos fazer com mais temas? E trazer mais profissionais que falem com os idosos de forma tão acessível e participativa, que lhes esclareçam as dúvidas para que eles e todos percebam o que se está a falar?” Este foi sem dúvida o grande desafio, deixado pela comunidade aos novos formandos que futuramente possam integrar um ciclo de formação nesta área: promover o desenvolvimento de ações que possam contribuir para melhorar a qualidade de vida das populações da área de ação do AEVilela: uma experiencia a repetir, certamente!