Início
Currente Calamo_Banner.jpg
palestra Delinquência Juvenil e Cyberbullying

Decorreu no passado dia 14 de maio de 2014 no auditório da ACELER uma palestra subordinada ao tema “Delinquência Juvenil e Cyberbullyng”. Foram oradores um capitão da GNR e duas Delegadas do Ministério Público. Os alunos do sétimo ano de escolaridade do Agrupamento, tiveram oportunidade de debater de forma simples e didática esta temática com pessoas devidamente credenciadas. Esta actividade foi organizada pelo Clube de Protecção Civil do Agrupamento de Escolas de Vilela.

 
Comemoração do Dia Mundial da Criança – Associação Ser Social

No dia 1 de junho de 2018, da parte da manhã, a turma do 11.º VF do Curso Profissional de Animador Sociocultural foi convidada a animar o Dia Mundial da Criança no Centro Escolar de Sobrosa. Foi uma manhã bastante animada, com todas as crianças a solicitar aos formandos balões modelados e pinturas faciais. Os formandos não tiveram tempo para descansar tantas foram em encomendas, pelo que saíram cansados mas felizes por terem dado o seu contributo para a felicidade daquelas crianças.

 
Uma tarde animada na Emaús - Baltar

No dia 15 de junho de 2018, da parte da tarde, a turma do 11.º VF do Curso Profissional de Animador Sociocultural tomou a iniciativa de realizar uma tarde de animação e convívio na sede da Emaús, em Baltar, instituição de apoio ao cidadão portador de deficiência mental. Os utentes deliraram com a atuação do(a)s nosso(a)s formando(a)s, que começaram por dançar várias coreografias para no final convidarem todos os presentes a dançar com ele(a)s. A tarde terminou com um lanche/convívio para o qual os nosso(a)s formando(a)s contribuíram levando algumas iguarias. A turma saiu cansada mas com o coração cheio pelo carinho com que foi acolhida.

 
Caça à Palavra

Durante o ano letivo as Bibliotecas e a Coordenadora do PNL dinamizaram o concurso “Caça à palavra”.
Foi publicado, mensalmente, um pensamento ou citação de diversos autores que os alunos tiveram de completar, ordenando um conjunto de letras e sílabas que lhes eram fornecidas. Na segunda semana de cada mês foi afixada na biblioteca a solução e os vencedores de cada desafio. A dinamização desta atividade permitiu despertar o interesse dos alunos, motivando-os a participar, procurar respostas, alargando, assim, de uma forma lúdica, os seus conhecimentos no âmbito da literatura universal, os seus horizontes culturais e aprofundarem o prazer de ler.

Continuar...
 
Concurso Nacional de Leitura 2018

À semelhança dos anos anteriores e, tendo como objetivo promover a leitura, o Plano Nacional de Leitura (PNL) promoveu, no presente ano letivo, a 12.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), este ano, pela primeira vez, contemplando alunos de todos os ciclos de escolaridade.
Assim, de acordo com as orientações gerais constantes no regulamento do concurso, a 1.ª fase, a nível de escola, decorreu no dia 31 de Janeiro, nas bibliotecas das escolas do AEV (EB n.º 1 de Rebordosa, EB de Vilela, EBS de Rebordosa e EBS de Vilela) e na Escola Básica da Serrinha. A adesão a esta atividade foi muito significativa, contando com a participação de 49 alunos do 1.º ciclo; 70 do 2.º ciclo, 45 do 3.º ciclo e 21 do Secundário. Foram, então, selecionados os representantes do agrupamento para a fase concelhia (um aluno por cada ciclo). Nesta fase, que decorreu no dia 11 de abril, na Biblioteca Municipal de Paredes, foram apurados os alunos representantes, por cada ciclo do concelho de Paredes à fase intermunicipal.
De referir que o 3.º ciclo foi representado por uma aluna da EBSVLL. Esta fase decorreu na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, no dia 25 de maio.

 
Crescer com o Teatro - 2018

Crescer com o teatro concretizou-se ao longo do segundo e terceiro períodos desenvolvendo com os alunos com Currículo Específico Individual da Escola Básica e Secundária de Vilela um conjunto de atividades de expressão dramática que desenvolveram valores educativos, inclusão social e o seu desenvolvimento integral e biopsicossocial. A prática teatral permite, através da imaginação, do movimento e do som, concretizar ideias e sentimentos, fornecendo um contexto favorável para comunicar, promovendo a criatividade, a resolução de problemas, a autoestima e a autoconfiança. Pretendeu-se com a primeira prática uma atividade de expressão dramática que explorasse fundamentalmente os afetos em diferentes perspetivas. O texto trabalhado foi O que é o amor? de Davide Cali.

Os alunos participantes partilharam o produto resultante com os alunos dos Jardins de Infância das Escolas Básica de Vilela e Básica n.º 1 de Rebordosa e com as suas turmas na Escola Básica e Secundária de Vilela, nas respetivas Bibliotecas Escolares, com uma interação com grande participação de todos os intervenientes.

Continuar...
 
Workshop de fogo

No dia 20 de junho o curso profissional de Animador Sociocultural usufruiu de mais um workshop de manuseamento de fogo com o formador externo Bruno Leite. Ao longo de uma manhã, os alunos puderam experimentar novos materiais e desenvolver novas competências nesta área tão específica do curso, essencial para diferentes abordagens ao nível da animação.

 
Dinamização da Hora do Conto 2018

A turma do Curso Profissional de Animador Sociocultural dinamizou, à semelhança do que aconteceu nos anos anteriores, várias sessões da Hora do Conto, na Junta de Freguesia de Rebordosa, ao longo do ano letivo. Foi uma atividade de extraordinária importância, tendo os alunos colocado em prática inúmeras competências adquiridas no curso.

 
Plasticologia marinha

O Oceanário de Lisboa desenvolveu nas escolas do AEV sessões de educação ambiental para turmas de 4.º e 5.º anos. As sessões de “Plasticologia marinha” contemplaram a apresentação de conteúdos sobre o lixo marinho e o desenvolvimento de atividades práticas. Foi oferecido um manual de “Plasticologia marinha" com informação detalhada, curiosidades sobre o tema, vários desafios, especialmente preparados para os professores utilizarem na sala de aula com os alunos, que visam a diminuição do consumo de plástico não só em contexto escolar mas também familiar e no dia a dia.

Continuar...
 
Visita de Estudo à Magikland 2018

No dia 15 de junho, último dia de aulas, 131 alunos do 2º ciclo da E.B.S. de Rebordosa participaram na visita de estudo à Magikland, no âmbito da disciplina de EMRC.
A visita proporcionou aos alunos o relacionamento com os Outros com base em princípios de cooperação e solidariedade e a realização de diversas atividades ao ar livre, em contacto com a Natureza. Foi, na opinião dos alunos, um dia memorável.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 6 de 146

Projeto/Candidatura: POCH-04-5470-FSE-000022
4.2 - formação de docentes e outros agentes de educação e formação.

Projeto/Candidatura: POCH-01-5571-FSE-001007
1.6-Cursos Profissionais

Projeto/Candidatura: POCH-01-5571-FSE-001869
1.6-Cursos Profissionais

POCH

Contactos

QR Code generator

Quem está online...

Temos 49 visitantes em linha
Efetuar o dowload da app Inovar Professor:


Visitantes

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje709
mod_vvisit_counterOntem961
mod_vvisit_counterEsta Semana7858
mod_vvisit_counterÚltima Semana7395
mod_vvisit_counterEste mês16040
mod_vvisit_counterÚltimo mês34991
mod_vvisit_counterTudo2704952

Online (20 minutos atrás): 9
O seu IP: 54.198.77.35
,
Hoje: Jul 15, 2018