Início
Comemoração do 70.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos PDF Versão para impressão



A turma do 12.º VF do Curso Profissional de Animador Sociocultural refletiu bastante em possibilidades de trabalho no âmbito do tema da revista deste ano (“A Cor da Sustentabilidade”) e considerou por bem ir ao encontro dos objetivos concretos do projeto da UNESCO – “A Educação para o Desenvolvimento Sustentável” que visam “promover o uso de recursos que (…) favorece a diversidade cultural, a igualdade de género e a saúde; reduz a pobreza; (…) e fomenta a paz.”.
Isto é, a turma resolveu produzir um recurso educativo que tivesse como base “atitudes e valores necessários para moldar um futuro sustentável.”. Um recurso que fosse relevante, moderno, interativo, animado também, de acordo com os objetivos do nosso curso. A proximidade da celebração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (dia 10 de dezembro de 2018), um texto adotado pela Organização das Nações Unidas (instituição nascida pós - 2.ª Guerra Mundial para promover as negociações sobre conflitos internacionais, evitar guerras e promover a paz e a democracia e fortalecer os Direitos Humanos) levou a turma à pesquisa da simbologia das cores da sua bandeira.
Assim, a turma elegeu a cor branca como a cor da sustentabilidade dos Direitos Humanos, a cor da paz, da possibilidade de vida e felicidade de todos os indivíduos e de cada um, de todos os povos do mundo e resolveu criar um jogo/exposição contemplando todos os seus artigos a fim de promover o conhecimento e compreensão desse texto maravilhoso e de extrema importância que é a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Este jogo/exposição faz agora parte do acervo do Curso mas já está à disposição de todos os professores que o desejarem explorar com os seus alunos, pois, graças às imagens sugestivas, coloridas e atuais que contém, poderá ser explorado por cada professor/educador de inúmeras formas (de acordo com a faixa etária do seu público-alvo), em todos os estabelecimentos do nosso agrupamento. Já esteve exposto na Escola Básica e Secundária de Rebordosa e neste momento está na escola sede do agrupamento. Em qualquer momento os formandos do Curso irão também explorá-lo através de pequenas dramatizações e atividades lúdicas, pois, dar a conhecer e promover os Direitos Humanos assim como denunciar casos de desrespeito por eles no mundo actual, são deveres absolutos de uma educação democrática.

 

Projeto/Candidatura: POCH-04-5470-FSE-000022
4.2 - formação de docentes e outros agentes de educação e formação.

Projeto/Candidatura: POCH-01-5571-FSE-001007
1.6-Cursos Profissionais

Projeto/Candidatura: POCH-01-5571-FSE-001869
1.6-Cursos Profissionais

POCH

Contactos

QR Code generator

Quem está online...

Temos 49 visitantes e 1 membro em linha
Efetuar o dowload da app Inovar Professor:


Visitantes

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje833
mod_vvisit_counterOntem1406
mod_vvisit_counterEsta Semana3881
mod_vvisit_counterÚltima Semana9541
mod_vvisit_counterEste mês25617
mod_vvisit_counterÚltimo mês38621
mod_vvisit_counterTudo2997694

Online (20 minutos atrás): 25
O seu IP: 18.212.206.217
,
Hoje: Fev 20, 2019