Início
Visita de Estudo - Mafra-Cascais-Lisboa PDF Versão para impressão

Nos dias 22 e 23 de março, as turmas do 10.º VD, 10.ºVE, 11.º VD 11.º VE e 12.ºVC do Curso de Línguas e Humanidades da Escola Secundária de Vilela realizaram uma visita de estudo interdisciplinar, no âmbito das disciplinas de Geografia A, Geografia C, História A e Português, à Vila de Mafra, à Vila de Cascais e à Cidade de Lisboa com o intuito de aprofundar os saberes e os conteúdos abordados nas aulas.
A visita iniciou-se em Mafra, onde, depois de almoçarem no Jardim do Cerco, os alunos do 11.º e 12.º Anos efetuaram a visita guiada ao Palácio-Convento de Mafra, no âmbito do Barroco Português e reinado de D. João V em Portugal. Os alunos de 10.º ano colocaram pés a caminho e de mochila às costas realizaram um percurso pedestre ao longo das margens da Ribeira do Safarujo, onde tiveram oportunidade de observar a flora típica da região e presente ao longo do corredor ripícola assim como a fauna, nomeadamente gamos, veados e javalis, testemunho da outrora função da Tapada Nacional de Mafra, nas atividades cinegéticas e contacto com a natureza apreciadas pela nossa realeza. Ao entardecer fez-se uma breve visita de reconhecimento ao centro da Vila de Cascais popularmente chamada de Riviera Portuguesa.

Já cansados regressamos à Fundação O Século, em S. João do Estoril, onde jantamos e pernoitamos.

No dia seguinte, dadas as condições climatéricas adversas, não foi possível efetuarmos o percurso pedonal delineado para a Baixa de Lisboa. Assim, debaixo de um céu muito nublado caminhamos até ao Museu da Vila onde nos esperava o Arqueólogo Dr.º Severino Rodrigues, que guiou a visita pelo espaço. Pelas 11:00h visitamos o Farol-Museu de Santa Marta, cujo modelo é inédito no país, ao conjugar espaços expositivos com a função de sinalização costeira, e a Casa de Santa Maria situada na ponta de Santa Marta, junto ao Farol e que é tida como uma das mais importantes peças do património artístico de Cascais da época de 1900, da autoria do arquiteto Raúl Lino.
De seguida os autocarros dirigiram-se para Lisboa, estacionando na zona de Belém. Chegados aí foi explicada aos alunos a importância deste espaço da cidade de Lisboa, bem representativo da sua ligação com o rio. Após breve referência à riqueza cultural e patrimonial desta zona, foi entregue um guião, aos alunos de 12º ano, para que pudessem acompanhar os percursos de Fernando Pessoa, de acordo com as orientações fornecidas.
Após o almoço, na Zona de Belém em Lisboa e da rápida degustação dos famosos pastéis de nata, os alunos das turmas de décimo ano visitaram o Museu Rafael Bordalo Pinheiro onde entusiasmados apreciaram a exposição permanente dedicada inteiramente a este grande e irreverente artista do século XIX, com secções de pintura, cerâmica e desenho, além de documentação e publicações. Entretanto os alunos do décimo primeiro ano e do décimo segundo exploraram o Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT). O edifício deste arquivo impressiona pela sua dimensão e pela riqueza arquivística que ele contém. É um arquivo central do Estado que guarda documentos originais desde o séc. IX até à atualidade, cabendo-lhe, por consequência da sua perenidade, preservar também os novos arquivos electrónicos.
Para além da visita à exposição “Entre a Cruz e o Crescente”, sobre o resgate de cativos, foi possível consultar livros de Chancelaria Régia, de D. Pedro II e D. João V e observar uma versão fac. similada do Tratado de Adesão de Portugal à União Europeia.

Já com saudades, cansados, mas muito felizes, regressamos à Nossa Escola.


 

Projeto/Candidatura: POCH-04-5470-FSE-000022
4.2 - formação de docentes e outros agentes de educação e formação.

Projeto/Candidatura: POCH-01-5571-FSE-001007
1.6-Cursos Profissionais

Projeto/Candidatura: POCH-01-5571-FSE-001869
1.6-Cursos Profissionais

POCH

Contactos

QR Code generator

Quem está online...

Temos 28 visitantes em linha
Efetuar o dowload da app Inovar Professor:


Visitantes

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje1198
mod_vvisit_counterOntem1592
mod_vvisit_counterEsta Semana2790
mod_vvisit_counterÚltima Semana9539
mod_vvisit_counterEste mês30906
mod_vvisit_counterÚltimo mês36584
mod_vvisit_counterTudo3039567

Online (20 minutos atrás): 22
O seu IP: 54.90.204.233
,
Hoje: Mar 26, 2019