Journey Together: Families, Schools and Communities Versão para impressão

Journey Together: Families, Schools and Communities (Uma viagem juntos: Famílias, Escolas e Comunidades) é uma parceria estratégica baseada numa experiência educativa invadora desenvolvida pela escola Tallinna Teeninduskool acompanhada por parceiros internacionais, entre os quais o Agrupamento de Escolas de Vilela.

O código do projeto é o 2020-1-EE01-KA229-077943.

O propósito do projeto é aumentar a participação das famílias dos nossos alunos nas atividades escolares para aumentar o sucesso académico das crianças e promover um sentimento de pertença à comunidade educativa. Os projetos europeus possibilitam estas experiências transformadoras num contexto europeu. O foco principal está no aumento da inclusão social já que a Europa enfrenta uma exigência de migrações de longa duração mas também dentro da própria Europa o que pode diminuir a qualidade da educação. Os problemas nos estabelecimentos escolares surgem provocados pela fraca coesão social, pelo abandono escolar precoce e pela insuficiente preparação para o ingresso no mundo laboral e são comuns a todos os países da União Europeia razão pela qual o projeto será vantajoso para todos os parceiros envolvidos e seus associados.

Assim, o principal objetivo do projeto é aumentar a participação dos alunos e das suas famílias na vida escolar, e consequentemente promover uma maior inclusão social na comunidade local, no país e na Europa. As atividades visam o entendimento de processos como abandono escolar precoce, igualdade de género e justiça na Educação.
Quanto ao perfil dos participantes, é importante referir que eles são provenientes de diferentes localizações geográficas, históricas, culturais e mesmo de diversos sistemas educativos; no entanto, todos eles partilham a mesma preocupação com a necessidade de aumentar a coesão entre os membros da sua comunidade, aumentando o sentimento de pertença à União Europeia e de melhorar os seus métodos de ensino para incluir todos os alunos.
Por forma a garantir uma comunicação e uma disseminação adequadas do trabalho programado, será construído um projeto no eTwinning, um encontro internacional inicial entre os líderes dos vários países, seis encontros de coordenação e formação a nível local, uma página na Internet, contactos com as autoridades e com os media locais bem como a produção de quatro Newsletters que documentarão os progressos e os resultados finais e dois relatórios internacionais (um intermédio e outro final).

Os resultados esperados são:
- Experiências culturais e educativas;
- Harmonia entre professores com os colegas, famílias e alunos de outros grupos;
- Aumento da motivação e da formação dos professores com impactos positivos nas suas ações;
- Maior igualdade de género;
- Prevenção do absentismo e do abandono escolar;
- Aquisição de competências por parte das famílias que as possibilitarão melhor colaborar na educação dos seus filhos;
- Uma melhor compreensão do que é a escola, por parte das famílias;
- Maior participação dos alunos e das famílias na vida escolar;
- Contributos positivos para o „Plano de desenvolvimento Europeu“ de cada parceiro;
- Publicação dos materiais criados a um nível internacional.

Finalmente, o impacto e os benefícios esperados a longo prazo passam pela aquisição de competências profissionais relacionadas com métodos de ensino para potenciar uma maior colaboração com as famílias dos seus alunos para promover a inclusão e o sucesso educativo alargando os horizontes pedagógicos e pessoais dos professores através do trabalho ao lado de colegas europeus, proporcionando uma melhoria da competência social e cívica dos alunos através de uma maior participação democrática e um aumento da sua formação cultural e do sentimento de pertença à União Europeia. Esperamos também conseguir um aumento da confiança das famílias na sua escola, uma melhoria da harmonia escolar e uma promoção e abertura das escolas à dimensão europeia possibilitando a continuação da influência do projeto mesmo após o seu período de financiamento.