Início
Prevenção de Comportamentos Nocivos PDF Versão para impressão

A primeira pergunta de cada sessão prendeu-se com o título da atividade “Prevenção de comportamentos nocivos” – o que são comportamentos nocivos? De um modo geral, mais ou menos pequenos, mais jovens ou um pouquito mais velhitos, todos perceberam que se tratava de falar sobre “coisas que nos fazem mal”… Foi numa abordagem descontraída, embora séria, que os alunos do 3º, 5º e 7º ano do Agrupamento se encontraram com a Guarda Nacional Republicana, Secção de Programas Especiais do Destacamento Territorial da GNR de Penafiel, através da valência “Escola Segura”, numa iniciativa da equipa EPS.

A prevenção de comportamentos nocivos, como consumo de substâncias psicoativas ou a violência entre pares foram os assuntos mais desenvolvidos. Os alunos puderam esclarecer junto das autoridades algumas questões que se prendem com a segurança, a denúncia de situações de risco ou de situações com que possam confrontar-se, nomeadamente com a questão do medo de denunciar quem perpetra perante os jovens as mais diversas ações.
A exploração de jovens como correios de droga, a compreensão de situações de violência ou da possibilidade de consumo de substâncias psicoativas, uso indevido de tecnologias e os perigos da internet, bem como as consequências a nível individual e social, que tais ações podem acarretar foram alguns dos temas trazidos pelos profissionais que acompanharam os alunos ao longo de duas semanas. No decurso das sessões constatou-se que os alunos se mantiveram atentos e interessados quer no discurso dos apresentadores quer nas imagens e texto da apresentação que se fizeram acompanhar.
A estes profissionais o nosso agradecimento pelo excelente trabalho e esforço de partilha e pela forma agradável com que lidaram com os jovens e com a comunidade educativa, fazendo compreender a importância que as autoridades têm na prevenção destas situações e na proteção das pessoas e bens.
Esta ação foi ainda acompanhada pela psicóloga Vânia Moreira do Gabinete Psicogerações que promoveu junto dos jovens alunos do 3º ano uma ação de promoção da autoestima e abordagem da temática da violência numa perspetiva psicopedagógica e de reforço das ações desenvolvidas pela autoridade muito motivadora para os pequenitos que puderam assim de uma forma mais completa desmistificar alguns conceitos e reforçar as aprendizagens efetuadas junto das autoridades.
Esta ação foi fundamental para promover junto dos pequenos alunos a ideia de segurança e de que só a partilha de informação e a denúncia destes casos seria a forma de melhor se prevenirem de possíveis ações contra eles intentadas.

 

Projeto/Candidatura: POCH-04-5267-FSE-000240
4.1 – Qualidade e eficiência do sistema de educação e formação para promoção do sucesso escolar
(EQAVET)

Projeto/Candidatura: POCH-04-5267-FSE-000793
4.2 - formação de docentes e outros agentes de educação e formação.
(CFAE - 2019/2020)

Projeto/Candidatura: POCH-01-5571-FSE-002841
1.6-Cursos Profissionais
(cursos profissionais 2019/2020)

Projeto/Candidatura: POCH-01-5571-FSE-002273
1.6-Cursos Profissionais
(cursos profissionais 2018/2020)

POCH
Efetuar o dowload da app Inovar Professor:

Efetuar o download da app Unicard SIGE:

Efetuar configuração PAPERCUT Mobile Print:

Visitantes

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje649
mod_vvisit_counterOntem1115
mod_vvisit_counterEsta Semana7229
mod_vvisit_counterÚltima Semana4223
mod_vvisit_counterEste mês20075
mod_vvisit_counterÚltimo mês17758
mod_vvisit_counterTudo4754809

Online (20 minutos atrás): 7
O seu IP: 3.145.97.248
MOZILLA 5.0,
Hoje: Abr 28, 2024