Início
Visita de Estudo ao Património Natural e Cultural de Paredes PDF Versão para impressão

No dia dois de Fevereiro de 2016 as turmas de Turismo (10ºRA e 11ºVF) realizaram uma visita de estudo a diferentes espaços representativos do património natural e cultural do concelho de Paredes. A visita teve o precioso acompanhamento da Dra. Antónia Silva da Divisão de Arqueologia e Património da Camara Municipal de Paredes. A visita de estudo iniciou no Parque Natural Regional classificado como Sítio de Importância Comunitária da rede de áreas protegidas da União Europeia (Natura 2000). Encontra-se localizado na freguesia de Aguiar de Sousa onde se podem observar espécies de rara beleza representativas da biodiversidade do local como a lontra a andorinha das rochas ou a águia .

Os alunos tiveram a oportunidade de observar as extraordinárias paisagens como o canhão e escarpas verticais esculpidas pelo rio Sousa bem como as famosas Marmitas de Gigante associadas à lenda da Senhora do Salto que sacraliza o local. Os alunos tiveram a oportunidade de perceber a importância do local a nível turismo dado as diferentes possibilidade de atividades associadas como caminhadas, passeios de bicicleta, desportos radicais (slide, rapel) devidamente apetrechado com um centro interpretativo e um anfiteatro ao ar livre.
A própria Ermida constitui um ponto de interesse turístico. A parte da tarde da visita destinou-se sobretudo ao património de ordem cultural, tendo-se iniciado com uma deslocação à Loja Interativa de Turismo de Paredes onde a anfitriã explicou as valências da mesma e da sua importância para o concelho bem como do seu Centro de Interpretação do Circuito de Arte Pública. Em seguida os alunos conheceram o Museu do Design e Mobiliário onde, entre outros, conheceram o projeto Art on Chairs e o seu impacto para o crescimento económico e visibilidade internacional do setor do mobiliário para o concelho de Paredes. Posteriormente deslocámo-nos a Louredo onde visitámos a Igreja de São Cristóvão (Imóvel de Interesse Público) que remonta ao séc. XVIII mas com indícios que podem datar do século XIV, bem como a Forca e o Pelourinho (Imóvel de Interesse Público).
Nestes locais a nossa guia (Dra. Antónia Silva) proporcionou uma verdadeira aula de história ao vivo aos alunos.
Por fim regressamos às respetivas escolas

 

 

Projeto/Candidatura: POCH-04-5267-FSE-000240
4.1 – Qualidade e eficiência do sistema de educação e formação para promoção do sucesso escolar
(EQAVET)

Projeto/Candidatura: POCH-04-5267-FSE-000793
4.2 - formação de docentes e outros agentes de educação e formação.
(CFAE - 2019/2020)

Projeto/Candidatura: POCH-01-5571-FSE-002841
1.6-Cursos Profissionais
(cursos profissionais 2019/2020)

Projeto/Candidatura: POCH-01-5571-FSE-002273
1.6-Cursos Profissionais
(cursos profissionais 2018/2020)

POCH
Efetuar o dowload da app Inovar Professor:

Efetuar o download da app Unicard SIGE:

Efetuar configuração PAPERCUT Mobile Print:

Visitantes

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje1348
mod_vvisit_counterOntem2293
mod_vvisit_counterEsta Semana4984
mod_vvisit_counterÚltima Semana3222
mod_vvisit_counterEste mês17727
mod_vvisit_counterÚltimo mês30076
mod_vvisit_counterTudo4925796

Online (20 minutos atrás): 92
O seu IP: 18.117.105.40
MOZILLA 5.0,
Hoje: Nov 21, 2024