Início
"Lisboa" - Visita de Estudo PDF Versão para impressão

frequentar um curso profissional implica a aquisição de competências básicas nos domínios das componentes científica, técnica e social com implicações reais no desenvolvimento de autonomia, espirito de colaboração e de trabalho em equipa, capacidade de resolução de problemas. Foi com base nestes pressupostos que surgiu a oportunidade da realização desta visita pelos alunos do curso profissional de Técnico auxiliar de saúde. Além da enorme surpresa dos organizadores que constataram nos locais da visita que a maioria destes alunos nunca se tinha deslocado à capital do país, nem visitado nenhuma das instituições que os receberam, o que por si só, justificaria esta deslocação, residiu a enorme satisfação em observar nos jovens o quão importante se revestiu este tão pequeno esforço dos professores que os acompanharam.
Assim, a visita à exposição “Viral”, no pavilhão do conhecimento permitiu aos formandos complementar conteúdos que haviam sido tratados em disciplinas como saúde, higiene, segurança e cuidados gerais, manuseando uma série de jogos interativos onde era simultaneamente testado conhecimento e capacidade de resolução de problemas. A presença nesta instituição permitiu ainda visitar a exposição permanente dedicada à matemática e à física onde os alunos puderam contactar com alguns dos problemas tratados em teoria, uma vez mais de forma interativa. Foi interessante ver a curiosidade e surpresa dos formandos perante um pêndulo de Foucault!

Seguindo para o Jardim Zoológico de Lisboa, os formando assistiram de forma maravilhada a um espetáculo de golfinhos, ao qual subjaz a ideia de preservação de espécies em perigo e alerta para a ação humana sobre os ecossistemas, particularmente os ecossistemas marinhos! Após uma visita ao zoo por teleférico, os formandos foram acompanhados por um guia que orientou a visita “Na rota de Darwin”, ao longo da qual foram discutidos assuntos como condições de especiação, evolucionismo e criacionismo, seleção natural e artificial, órgãos homólogos e órgãos análogos, assuntos tratados nas disciplinas de biologia (curso TAS) e de biologia e geologia (ensino secundário).
Estas visitas recomendam-se também a estas turmas, pelo carater pedagógico das mesmas, e por permitirem o uso de recursos que em contexto de sala de aula seriam impossíveis, ao mesmo tempo que permitem aos seus professores testar os conteúdos lecionados num ambiente distinto daquele da sala de aula… Em resumo: competências de comunicação e integração de conhecimentos em situação real completamente testadas e enquanto objetivo da visita completamente cumprido! Um dia espetacular para estes jovens!

 

Projeto/Candidatura: POCH-04-5267-FSE-000240
4.1 – Qualidade e eficiência do sistema de educação e formação para promoção do sucesso escolar
(EQAVET)

Projeto/Candidatura: POCH-04-5267-FSE-000793
4.2 - formação de docentes e outros agentes de educação e formação.
(CFAE - 2019/2020)

Projeto/Candidatura: POCH-01-5571-FSE-002841
1.6-Cursos Profissionais
(cursos profissionais 2019/2020)

Projeto/Candidatura: POCH-01-5571-FSE-002273
1.6-Cursos Profissionais
(cursos profissionais 2018/2020)

POCH
Efetuar o dowload da app Inovar Professor:

Efetuar o download da app Unicard SIGE:

Efetuar configuração PAPERCUT Mobile Print:

Visitantes

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje307
mod_vvisit_counterOntem403
mod_vvisit_counterEsta Semana2924
mod_vvisit_counterÚltima Semana4639
mod_vvisit_counterEste mês11547
mod_vvisit_counterÚltimo mês17758
mod_vvisit_counterTudo4746281

Online (20 minutos atrás): 16
O seu IP: 18.227.228.95
MOZILLA 5.0,
Hoje: Abr 19, 2024