"Lisboa" - Visita de Estudo |
|
|
|
frequentar um curso profissional implica a aquisição de competências básicas nos domínios das componentes científica, técnica e social com implicações reais no desenvolvimento de autonomia, espirito de colaboração e de trabalho em equipa, capacidade de resolução de problemas. Foi com base nestes pressupostos que surgiu a oportunidade da realização desta visita pelos alunos do curso profissional de Técnico auxiliar de saúde. Além da enorme surpresa dos organizadores que constataram nos locais da visita que a maioria destes alunos nunca se tinha deslocado à capital do país, nem visitado nenhuma das instituições que os receberam, o que por si só, justificaria esta deslocação, residiu a enorme satisfação em observar nos jovens o quão importante se revestiu este tão pequeno esforço dos professores que os acompanharam. Assim, a visita à exposição “Viral”, no pavilhão do conhecimento permitiu aos formandos complementar conteúdos que haviam sido tratados em disciplinas como saúde, higiene, segurança e cuidados gerais, manuseando uma série de jogos interativos onde era simultaneamente testado conhecimento e capacidade de resolução de problemas. A presença nesta instituição permitiu ainda visitar a exposição permanente dedicada à matemática e à física onde os alunos puderam contactar com alguns dos problemas tratados em teoria, uma vez mais de forma interativa. Foi interessante ver a curiosidade e surpresa dos formandos perante um pêndulo de Foucault!
|
Seguindo para o Jardim Zoológico de Lisboa, os formando assistiram de forma maravilhada a um espetáculo de golfinhos, ao qual subjaz a ideia de preservação de espécies em perigo e alerta para a ação humana sobre os ecossistemas, particularmente os ecossistemas marinhos! Após uma visita ao zoo por teleférico, os formandos foram acompanhados por um guia que orientou a visita “Na rota de Darwin”, ao longo da qual foram discutidos assuntos como condições de especiação, evolucionismo e criacionismo, seleção natural e artificial, órgãos homólogos e órgãos análogos, assuntos tratados nas disciplinas de biologia (curso TAS) e de biologia e geologia (ensino secundário). Estas visitas recomendam-se também a estas turmas, pelo carater pedagógico das mesmas, e por permitirem o uso de recursos que em contexto de sala de aula seriam impossíveis, ao mesmo tempo que permitem aos seus professores testar os conteúdos lecionados num ambiente distinto daquele da sala de aula… Em resumo: competências de comunicação e integração de conhecimentos em situação real completamente testadas e enquanto objetivo da visita completamente cumprido! Um dia espetacular para estes jovens!
|