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No dia 25 e 26 de janeiro de 2017 realizou-se uma visita de estudo ao Litoral Oeste: “A Oeste… entre o passado e o presente!”, com um caráter interdisciplinar e transdisciplinar e enfoque, em termos de aprofundamento e derivação de temas, nas disciplinas de Geografia A, História A, Literatura Portuguesa e Português, envolvendo todos os alunos do 10º ao 11º anos do Curso de Línguas e Humanidades. Esta visita sensibilizou os alunos para o conhecimento e valorização do património histórico, através da visita ao Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, ao Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, ao Mosteiro de Alcobaça e à vila de Óbidos, onde se realizou um divertido Peddy Paper, e aos diferentes monumentos incluídos na visita, permitindo também o seu reconhecimento em obras literárias exploradas nas aulas, e a sua compreensão alicerçando-a ao desenvolvimento regional integrado, promotor da fixação da população e dinamizador das atividades económicas.
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Numa dimensão geográfica e ambiental proporcionaram-se momentos de aplicação dos conteúdos programáticos ao contexto real, nomeadamente, o aprofundamento de conhecimentos como os acidentes do litoral pela visita à Concha de São Martinho, Lagoa de Óbidos, Tômbolo de Peniche, Canhão da Nazaré, Cabo Carvoeiro, reconhecendo a morfologia destes espaços naturais e associando-os às dinâmicas do litoral. A exploração da vila da Nazaré e da vila de Atouguia da Baleia nas suas diversas valências económicas, permitiu compreender a necessidade de se diversificar e de se enquadrar a exploração dos recursos endógenos numa perspetiva de evolução, adequação e integração das diferentes possibilidades económicas (Nazaré: Porto, Praia e Promontório – Pesca e Turismo). A visita ao “Museu (vivo) do Peixe Seco”, ao Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia e ao Porto de Pesca de Peniche permitiu aprofundar os conhecimentos sobre o aproveitamento que se pode tirar do mar ao longo dos tempos, adequando-o à realidade sociodemográfica e a sua contextualização económica. A visita às instalações fabris às águas do Vimeiro, permitiu integrar o aproveitamento que se pode efetuar de um recurso natural: a água, num espaço rural, campestre, e que possibilita a conciliação do desenvolvimento, da tecnologia ao espaço natural, permitindo a criação de emprego e de desenvolvimento sustentável. Pudemos pernoitar na confortável Pousada da Juventude de Alfeizeirão, beneficiando-se de alojamento gratuito, em virtude de ter sido aprovada a candidatura ao Programa Social Escolar 4.0 “Escola em Viagem”. Não podemos deixar de realçar que foi com enorme hospitalidade e amabilidade que a Escola Secundária da Lourinhã nos recebeu, possibilitando momentos de convívio e descontração durante a excelente refeição que disfrutámos nas suas instalações. Ao longo dos dois dias incrementou-se o espírito de equipa, num coletivo dinâmico e propiciador de aprendizagens, em que os alunos tiveram um comportamento exemplar procurando manter uma postura de interesse e concentração.
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