|
Entre os dias 1 e 10 de fevereiro de 2017, na Escola Básica e Secundária de Vilela, e entre os dias 14 e 24 de fevereiro de 2017, na Escola Básica e Secundária de Rebordosa, o Projeto N.OM.E.S. em articulação com as Bibliotecas das duas Escolas e os docentes de História e Literacia, disponibilizou à comunidade educativa a Exposição «Janusz Korczak. Reformador do Mundo», emprestada pela Embaixada da Polónia em Lisboa, como forma de evocar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Durante a visita, os alunos puderam explorar a exposição e a vida do médico e pedagogo Janusz Korczal através da decifração de um crucigrama sobre a mesma.
O Dr. Janusz Korczak, pseudónimo de Henryk Goldszmit, judeu polaco, foi médico, pedagogo e diretor do Orfanato judeu “Dom Sierot” e do orfanato “Nasz Dom” para crianças polacas, em Varsóvia, antes da II Guerra Mundial. Em 1940, o orfanato judeu, com as suas crianças e professores, foi transferido para o Gueto de Varsóvia.
|
Enquanto pedagogo, Janusz Korczak era defensor da emancipação da criança, da sua autodeterminação e do respeito pelos seus direitos, pelo que os seus orfanatos funcionavam como repúblicas democráticas de crianças – estas tinham o seu próprio parlamento, tribunal e jornal. Em julho de 1942, quando já era evidente que o gueto iria ser liquidado, várias pessoas fora dos muros tentaram salvar Korczak. No entanto, nem em sonhos este abandonaria as suas crianças. No dia 5 de agosto de 1942, teve início a marcha das crianças e dos professores do orfanato, liderados por Janusz Korczak e a sua assistente, Stefania Wilczinska, do pequeno gueto em direção à Umschlagplatz, a estação de onde partiam os comboios para Treblinka. Assim, ele foi morto, juntamente com as suas crianças e professores, no campo de extermínio de Treblinka.
|