Início
Visita de Estudo a Cascais e a Sintra- Turmas do 12.º Ano de Línguas e Humanidades da ESV PDF Versão para impressão

 

Nos dias 23 e 24 de março, as turmas do 12.º ano do Curso de Línguas e Humanidades, da Escola Secundária de Vilela, realizaram uma visita de estudo interdisciplinar, no âmbito das disciplinas de Geografia C e de História A, à cidade de Cascais, popularmente chamada de Riviera Portuguesa, ao Palácio da Regaleira e ao Palácio da Pena em Sintra, com o intuito de aprofundar os saberes e os conteúdos abordados nas aulas.
A visita iniciou-se no Centro de Interpretação da Duna da Crismina, onde os alunos observaram as dunas, a área marítima envolvente e almoçaram. De seguida, efetuou-se a visita guiada ao Palácio da Regaleira, onde tivemos a oportunidade de descer a escadaria, do Poço Iniciático, que é constituída por nove patamares separados por lanços de quinze degraus cada um.
O poço diz-se iniciático porque se acredita que era usado em rituais de iniciação à maçonaria. A guia fez a explicação histórica ligada ao monumento de uma forma muito completa, eficaz e agradável. Foi-nos proporcionada uma “verdadeira aula ao vivo”.

Já no topo escarpado da Serra de Sintra, local onde se localiza o Palácio da Pena ou Castelo da Pena, realizamos uma vista livre, depois de passarmos pelo jardim, ao interior do palácio, deliciando-nos com o Salão Nobre, a Sala dos Veados, o Gabinete do Rei D. Carlos, a Capela, os aposentos de D. Manuel II entre outros espaços interiores. Já cansados regressamos à Fundação O Século, em S. João do Estoril, onde jantamos e pernoitamos. No dia seguinte, dadas as condições climatéricas, não foi possível efetuarmos o percurso pedonal traçado desde o Estoril até Cascais, fazendo o itinerário de comboio.

Debaixo de um céu muito nublado caminhamos até ao Museu da Vila, onde nos esperava o Arqueólogo Dr.º Severino Rodrigues, que foi o Nosso guia bem como o rei D. Carlos que, de “viva voz”, nos deu as boas vindas e nos convidou a entrar, através de um equipamento interativo. Pelas 11:00h vistamos o Farol-Museu de Santa Marta, cujo modelo é inédito no país, ao conjugar espaços expositivos de lentes e ópticas cuja função era a sinalização costeira.

Após o almoço visitamos o Museu do Mar, do Rei D. Carlos I que está sedeado no edifício do antigo Sporting Club de Cascais, em cujo espaço exterior foi feita, em 1888, a primeira apresentação pública do jogo de futebol. Mais uma vez fomos bafejados pela sorte pois a guia do museu, conseguiu envolver-nos na descoberta das salas, passando pela da Etnografia Marítima, entrando na da Rota dos Naufrágios, na da Gentes do Mar, observando a coleção na dos Fósseis Marinhos…entre o variadíssimo espólio existente.

Já com saudades, iniciamos a viagem de regresso ao Porto, no comboio Intercidades e, depois no autocarro até à Nossa Escola.

 

Projeto/Candidatura: POCH-04-5267-FSE-000240
4.1 – Qualidade e eficiência do sistema de educação e formação para promoção do sucesso escolar
(EQAVET)

Projeto/Candidatura: POCH-04-5267-FSE-000793
4.2 - formação de docentes e outros agentes de educação e formação.
(CFAE - 2019/2020)

Projeto/Candidatura: POCH-01-5571-FSE-002841
1.6-Cursos Profissionais
(cursos profissionais 2019/2020)

Projeto/Candidatura: POCH-01-5571-FSE-002273
1.6-Cursos Profissionais
(cursos profissionais 2018/2020)

POCH
Efetuar o dowload da app Inovar Professor:

Efetuar o download da app Unicard SIGE:

Efetuar configuração PAPERCUT Mobile Print:

Visitantes

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje287
mod_vvisit_counterOntem1165
mod_vvisit_counterEsta Semana2501
mod_vvisit_counterÚltima Semana4639
mod_vvisit_counterEste mês11124
mod_vvisit_counterÚltimo mês17758
mod_vvisit_counterTudo4745858

Online (20 minutos atrás): 9
O seu IP: 3.141.8.247
,
Hoje: Abr 18, 2024