Início
Semana da Leitura 2017 PDF Versão para impressão

O Prazer de Ler tornou-se real nas escolas do AEV na semana de 27 a 31 de março. Leituras heterogéneas, interessantes, encantatórias e repletas de magia invadiram as nossas bibliotecas escolares e as nossas escolas, celebrando a festa da Semana da Leitura 2017. A voz pertenceu aos alunos, aos pais, aos avós, aos antigos professores.
Com uma programação atrativa e diversificada foram realizadas inúmeras atividades que encantaram e cativaram alunos e professores. Encontros com os escritores Joaquim Leal, Miguel Borges e Conceição Brandão trouxeram a magia da Leitura e do Livro a miúdos e graúdos: Avô, quem foi D. Dinis puderam saber os alunos do 2º ciclo; sem receio, os alunos do primeiro ciclo encontraram formas de perder O Medo e da importância de A sopa da pedra, enquanto a poesia do livro Morrer na Luz deliciou os alunos mais velhos.

Momentos mágicos reforçados e repetidos pelas excelentes dramatizações do grupo de teatro da EBSREB. Numa maratona incansável, todos os alunos do 2º ciclo da EBSREB, da EB1 da Serrinha e do JI de S. Marcos pararam para ver Vem aí o Zé das Moscas, enquanto os alunos do 9º ano da EBSREB conheceram a importância das Gravatas do meu pai. O prazer subiu de tom com as saudades das antigas colegas, Amélia Dias, Helena Silva e Margarida Oliveira, que, num gesto de surpresa e alegria incontida, brindaram os seus antigos alunos, agora no nono ano da EBSREB, com leituras que foram ao encontro dos interesses destes jovens.

Os Concursos de Leitura Expressiva e de Soletração, já uma tradição indispensável no agrupamento (em que participaram todos os alunos 3º, 4º, 5º, 6º e 7º, 8º e 9º anos), aliciaram e atraíram a atenção da comunidade discente. Aliciante e motivadora foi, sem dúvida, a Feira do Livro Usado, organizada na EBSREB pela BE e nas bibliotecas da Escola Básica de Vilela e da Escola Básica nº1 de Rebordosa, organizada pela BE com a colaboração das Associações de Pais. Com entusiasmo, alunos e professores excederam as melhores expetativas e “compraram/ofereceram” com uma moeda especial, os nossos leuros, livros que “nós já lemos e agora podereis ler vós”. Na EBSVLL decorreu a Feira do Livro tornando possível a aquisição de livros, para todas as idades e para todos os gostos, a preços promocionais.

Decorreu também, com muito sucesso, a atividade O Doce Prazer de Ler, com a colaboração dos alunos do curso de Animador Sociocultural, na leitura de Doces Palavras, e dos alunos do curso de Técnico de Turismo Ambiental e Rural, na confeção de bolachinhas e de chá, que, durante a atividade, serviram ao público assistente. O ambiente vivido foi Excelente. Ainda na EBSVLL, para os alunos do Ensino Especial, decorreu a atividade Histórias Animadas Para Crianças Especiais, dinamizada por alguns alunos do curso de Animador Sociocultural, que contou, também, com a visita/ presença das crianças do Jardim de Infância do Muro.
A atividade correu muito bem, tendo participado, com muito entusiasmo, todos os alunos, quer do Ensino Especial, quer do Pré-Escolar. Elos Doces envolveram discentes e funcionários de todas as nossas escolas, numa corrente dulcíssima, que perdurará nas receitas entregues, estreitando laços e enraizando leituras. Doces e prazerosas, não faltando as pipocas oferecidas pelas docentes da disciplina e pela BE, foram as sessões de cinema francês dirigidas aos alunos do nono ano, Qu´est-ce qu´on a fait au bon Dieu e Cyrano de Bergerac, que alimentaram, não só o conhecimento da língua, como também enraizaram hábitos de frequência da BE.

Não poderá ser esquecido o contributo nesta excelente Semana da Leitura dos discentes e docentes do ensino profissional, nomeadamente, dos alunos do curso de Técnico de Turismo da EBSREB que serviram palavras doces no momento da entrega das receitas a professores e funcionários. Os alunos dos 7º e 8º anos do AEV, no âmbito da disciplina de TIC, participaram com a elaboração de logótipos, tendo sido seleccionado um, que serviu para criar a imagem dos cartazes da Semana da Leitura, tendo sido usado também nos livros Elos Doces e nos Certificados de Participação e 1º lugar dos concursos.
De realçar o envolvimento de todos, docentes, discentes, comunidade educativa… numa atividade de marcante sucesso, a repetir para criar leitores, celebrando a união e a amizade, através do LIVRO e da LEITURA.


 

Projeto/Candidatura: POCH-04-5267-FSE-000240
4.1 – Qualidade e eficiência do sistema de educação e formação para promoção do sucesso escolar
(EQAVET)

Projeto/Candidatura: POCH-04-5267-FSE-000793
4.2 - formação de docentes e outros agentes de educação e formação.
(CFAE - 2019/2020)

Projeto/Candidatura: POCH-01-5571-FSE-002841
1.6-Cursos Profissionais
(cursos profissionais 2019/2020)

Projeto/Candidatura: POCH-01-5571-FSE-002273
1.6-Cursos Profissionais
(cursos profissionais 2018/2020)

POCH
Efetuar o dowload da app Inovar Professor:

Efetuar o download da app Unicard SIGE:

Efetuar configuração PAPERCUT Mobile Print:

Visitantes

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje708
mod_vvisit_counterOntem1212
mod_vvisit_counterEsta Semana4612
mod_vvisit_counterÚltima Semana8362
mod_vvisit_counterEste mês23927
mod_vvisit_counterÚltimo mês42430
mod_vvisit_counterTudo4241581

Online (20 minutos atrás): 27
O seu IP: 3.236.232.99
,
Hoje: Out 21, 2021