|
Equamat 2017 No passado dia 9 de Maio, 40 alunos do 8º ano deslocaram-se à Universidade de Aveiro para uma segunda participação na competição matemática “ Equamat”, que se realiza há mais de 20 anos e que contou com a participação de 140 escolas, sendo 14 da Região do vale do Sousa. Esta atividade decorreu no âmbito do Clube “ Ginásio Mental”, que é um projeto que procura motivar os alunos para este tipo de competições, de forma a criar uma cultura competitiva e de sucesso, que permita motivar e melhorar as competências matemáticas dos alunos. Esta foi a segunda participação absoluta, e os alunos de Vilela obtiveram a 61ª posição absoluta e a 53ª posição das escolas públicas em 124 escolas publicas que participaram.
|
Nas 14 escolas da Região do vale do Sousa que participaram na competição, os alunos de Vilela foram a sexta melhor escola pública e nas 4 escolas públicas de concelho, os alunos de vilela foram os primeiros. A grande maioria das escolas conta com inúmeras participações, pelo que os resultados desta segunda participação são motivadores para que no próximo ano se consiga uma melhor posição nesta competição matemática que tem grande importância para as escolas públicas e privadas, que lutam todos os anos pelo melhor resultado possível e que o divulgam como forma de afirmação no panorama da educação. O primeiro objectivo do Ginásio Mental foi conseguido e no futuro, o processo vai ser melhorado para que a escola se consiga afirmar nesta competição matemática que é estimulante e potenciadora da melhoria dos alunos a matemática.
Ginásio Mental AVEIRO “SCHOOL” No passado dia 9 de Maio, os alunos do 8 ºano das turmas 8ºVA ; 8ºVB ; 8º VC e 8º VD deslocaram-se a Aveiro onde puderam ter contacto com variadas ferramentas pedagógicas, mais envolventes e experienciais de envolvimento e motivação dos Alunos. Património, Cultura, Educação, podem ser encontradas nas experiências da organização “Aveiro School” que se traduziram num passeio de barco Moliceiro, com guia a explicar todos os aspectos arquitectónicos e científicos de ligação da cidade com a Ria. Foi também efetuada uma visita temática denominada “O Sal”, onde se aprendeu o enquadramento das marinhas de Sal na Ria de Aveiro e o processo de produção do Sal de Aveiro em forte ligação com a geometria utilizada no processo, bem como a ligação da matemática, da biologia e da geologia com todo o processo de produção do sal.
Esta atividade inseriu-se num dos objettivos do clube “Ginásio Mental “, que visa promover a cultura científica num ambiente de experimentalismo e cultura científica transversal.
|