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No dia 2 de junho, no âmbito do Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica”, decorreu a sessão de apresentação municipal dos projetos vencedores, por turma, na Sala Multimédia, da Escola Básica e Secundária de Vilela. As turmas envolvidas no Projeto são o 10.º VD, o 11.º VC, o 12.º VD e o 12.º VE do Curso de Línguas e Humanidades e a turma do 11.º VF, do Curso Profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural. Os projetos apresentados foram os seguintes: “Todos Temos Um Talento” projeto vencedor da Nossa Escola; “Pobreza: A ajuda das Cantinas Sociais aos mais necessitados”; “Criação de uma Farmácia Ambulante”; “Lunga Vita” e “CBAR - Criação e Beneficência para Animais em Rebordosa”.
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O Professor Sérgio Claudino, principal dinamizador do Projeto a nível nacional, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa presenteou-nos com a sua presença e fez parte do painel juntamente com as seguintes Técnicas da Câmara Municipal de Paredes: a Dr.ª Adélia Pereira, do Pelouro da Saúde, a Dr.ª Alexandra Teixeira, pertencendo ao mesmo pelouro já mencionado e a Dr.ª Telma Pinto do Pelouro da Ação Social. A apresentação dos trabalhos foi seguida pela intervenção dos elementos da mesa que enalteceram e teceram observações e interpretações aos trabalhos. No final da sessão o Professor Sérgio Claudino, dirigiu-se aos presentes referindo que apreciou muito os projetos apresentados pelos grupos selecionados. Que os mesmos visavam grandes preocupações metodológicas, mobilizando a informação estatística disponível, realizando inquéritos… debruçaram-se sobre problemas sociais relevantes, desde a integração no mercado de trabalho de alunos com deficiência, o diálogo dos mais jovens com os mais idosos, a cantina social, a farmácia ambulante, a preocupação com os animais abandonados…, com um forte sentido de compromisso social e assumindo-se, os próprios alunos, como parte destas soluções. Pelo segundo ano consecutivo no Projeto, Nós Propomos a continuação deste tipo de iniciativas onde o dever de Cidadania e a Educação Geográfica são colocados em ação.
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