|
No dia 15 de fevereiro de 2018, os alunos dos quartos anos e segundo ano da turma 4/2 CVC de escolaridade participaram numa visita de estudo à cidade do Porto, tendo como objetivo uma visita guiada ao World of Discoveries e do Museu José Rodrigues, onde aprenderam técnicas de trabalhar o barro, fizeram um trabalho de barro e fizeram uma visita guiada ao museu. Esta visita, proposta pelos docentes, pretendeu motivar os alunos para os conteúdos programáticos lecionados no momentos, ao contactarem diretamente as fontes históricas com eles relacionadas e sensibilizá-los para a necessidade de se preservar o património histórico-cultural. A visita decorreu de uma forma muito positiva. Todos os alunos participaram ativamente na visita, respondendo às questões que os guias iam colocando.
|
Como sempre, os alunos destas Escolas comportaram-se exemplarmente, seguindo todas as instruções dos guias e respeitando todas as regras por eles impostas. No final, todos verbalizaram o quanto gostaram da visita e, alguns queriam mesmo reiniciá-la. Esta atividade envolveu transversalmente as disciplinas de Estudo Meio e Expressões, salvaguardando, porém, a especificidade dos respetivos conteúdos programáticos. Foi privilegiado o caráter transversal dessa atividade, já que o “saber ser” e o “saber estar” se impõem em qualquer situação, e em qualquer contexto.
Neste sentido, a Escola, enquanto instituição de educação e formação, impele e exige que os alunos apreendam, interiorizem e apliquem regras de relacionamento interpessoal inerentes a quem vive em comunidade, com destaque para o respeito pelos outros, pelos espaços em que nos integramos e, obviamente, por nós próprios. A escolha dos dois destinos da visita (World of Discoveries e Fundação Escultor José Rodrigues) assentou no caráter inovador dos dois espaços visitados pelos alunos. De facto, constatou-se a importância de aliar a componente teórica, inerente à “revisão” de conteúdos lecionados, com a parte lúdica dos mesmos, possibilitando, em simultâneo, uma descoberta aprazível por parte dos alunos e uma motivação acrescida às aprendizagens em curso.
|