Articulação entre o pré e o 1º ciclo |
|
|
|
Em todos os estabelecimentos de ensino, após o acolhimento e integração, das crianças do pré-escolar, num primeiro momento, procedeu-se à explicação de como a atividade iria decorrer. As estratégias, para a realização da atividade foi diferente nas diferentes escolas. Numas foi apresentada uma história em Power-Point, “A Flor vai ver o Mar”, exploração oral da história e feito um registo gráfico individual, em banda desenhada, sendo os alunos do 1º Ano a lerem às crianças do pré o que teriam que desenhar. Noutras houve a leitura de uma história, feita a exploração da mesma, o visionamento através da utilização de um retroprojetor, culminado com um registo coletivo da história com recurso a diferentes técnicas de pintura (esponja, pincel e lápis de cor), de recorte, colagem e dobragem, expondo-se o trabalho na entrada da escola. Outra estratégia foi a apresentação de uma história através de um teatro de fantoches, acompanhado da projeção da história “Não faz mal ser diferente”, houve a exploração da história e a realização de livros com recurso a pintura de desenhos relativos à história e juntos cantaram a canção com o mesmo título da história.
|
Outra teve como ponto de partida, a visualização de algumas imagens numa ficha de grafismos. Os alunos do primeiro ano em pequenos grupos foram inventando uma história, ao mesmo tempo que os colegas do Pré-escolar iam contornando os grafismos referentes à parte da história imaginada a partir das imagens dadas. Os alunos do 1º ano foram muito recetivos com os do JI, interagiram nas atividades e partilharam saberes. O ambiente de trabalho foi muito motivador permitindo mostrar aos finalistas do Pré-escolar a ideia geral do ambiente na sala do 1º ano. As crianças do JI S. Marcos e os do JI Muro visitaram a EBnº1 de Rebordosa, ficaram a conhecer o espaço físico da escola que provavelmente frequentarão no próximo ano letivo. |