Início
"Aprender com a Biblioteca Escolar" PDF Versão para impressão


O Referencial "Aprender com a Biblioteca Escolar" proposto pela RBE, foi aplicado em três das escolas do AEV: na EBSREB, EBSVLL e EBVLL, pelos professores bibliotecários: Gracinda Moreira, Paulo Freitas e Zulmira Oliveira. Na EBSREB, o trabalho foi desenvolvido com a turma 7.º RC, em articulação com as docentes Mónica Palmeira e Paula Lopes. Pretendia-se que os alunos, para além das obras de leitura obrigatória, realizassem outras leituras autónomas e exercitassem a apresentação das obras selecionadas no contrato de leitura, da disciplina de Português, facilitando assim, o momento de avaliação de apresentação oral no final de cada período letivo.
Os alunos responderam ao repto lançado e realizaram outras leituras de forma autónoma, requisitando várias das obras disponibilizadas e treinando a sua apresentação com a ajuda das docentes referidas. Na EBSVLL, o trabalho foi desenvolvido com as três turmas de 7.º ano, em articulação com os respetivos docentes de DAC. Após uma aula em que foi apresentado, a cada turma, o modelo de pesquisa Big6, estas, na sala de aula, estabeleceram os grupos de trabalho, definiram os objetivos, as estratégias e a metodologia do trabalho a realizar. Posteriormente, a aula de DAC foi lecionada com o recurso à biblioteca e aos seus meios, onde contou sempre com o apoio da PB (ou de um elemento da equipa da BE). De referir que duas turmas tinham aula à mesma hora e dia da semana, o que exigiu um maior rigor na utilização tanto do fundo documental, como dos computadores existentes na biblioteca. No final do ano, foi realizada uma exposição com os trabalhos produzidos pelas turmas para toda a comunidade educativa.
No JI, o referencial foi aplicado a três turmas da EBVLL, sob o título “Ler faz-me aprender”. Este trabalho conseguiu o envolvimento de todos os seus intervenientes, com especial destaque para as famílias dos alunos. Vários foram os produtos finais deste projeto, um livro com histórias vividas noutros tempos pelos avós dos alunos, e que se encontra a na biblioteca da EB de Vilela, a criação de mochilas para a leitura em vai e vem que estiveram em exposição no final do ano, elaboração de convites. Os três grandes eixos das literacias, ”Leitura”, “Média” e “Informação” foram trabalhados de forma aprofundada, tendo resultado num excelente nível de competências trabalhadas, desenvolvidas e apreendidas pelos alunos.
As famílias dos alunos aderiram em massa à visita da exposição dos trabalhos realizados. Um excelente projeto a desenvolver no próximo ano letivo junto de outras turmas do JI.

 

Projeto/Candidatura: POCH-04-5267-FSE-000240
4.1 – Qualidade e eficiência do sistema de educação e formação para promoção do sucesso escolar
(EQAVET)

Projeto/Candidatura: POCH-04-5267-FSE-000793
4.2 - formação de docentes e outros agentes de educação e formação.
(CFAE - 2019/2020)

Projeto/Candidatura: POCH-01-5571-FSE-002841
1.6-Cursos Profissionais
(cursos profissionais 2019/2020)

Projeto/Candidatura: POCH-01-5571-FSE-002273
1.6-Cursos Profissionais
(cursos profissionais 2018/2020)

POCH
Efetuar o dowload da app Inovar Professor:

Efetuar o download da app Unicard SIGE:

Efetuar configuração PAPERCUT Mobile Print:

Visitantes

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje111
mod_vvisit_counterOntem403
mod_vvisit_counterEsta Semana2728
mod_vvisit_counterÚltima Semana4639
mod_vvisit_counterEste mês11351
mod_vvisit_counterÚltimo mês17758
mod_vvisit_counterTudo4746085

Online (20 minutos atrás): 8
O seu IP: 3.149.213.209
MOZILLA 5.0,
Hoje: Abr 19, 2024