Início
Comunicar e Aprender em Saúde PDF Versão para impressão

Os jovens compartilham informações, gostos, interesses por tecnologias entre outros temas e assuntos. Recorrer a equipas de jovens que atuam como facilitadores de discussões numa perspetiva de educação por pares é uma estratégia que pode ser muito útil para abordar conceitos e conteúdos trabalhados em diferentes contextos, particularmente no que respeita à saúde. Quando entre pares, os jovens sentem-se mais à vontade para fazer perguntas sobre os mais diversos assuntos e são capazes de participar em discussões sem medo de serem julgados e rotulados ao mesmo tempo que podem partilhar ideias, experiências, conhecimento e informações…. Os alunos da turma TAS, 12ºRA, em colaboração com a professora de Ciências Naturais trabalharam o conceito de Pressão Arterial e explicaram aos seus colegas das turmas 9ªRB e 9ºRE como se procedia à medição, quais os valores considerados normais e o porquê de ser necessário atender a alguns procedimentos para que as medições se efetuassem de forma correta. A discussão sobre os valores alterados, dos hábitos e comportamentos dos alunos foi ainda uma ótima sessão de educação para a saúde para ambos os grupos. Se as vantagens para os grupos intervencionados são muitas, também os educadores, turma TAS, puderam colocar em prática conhecimento adquirido durante a sua formação e atuar junto das turmas de forma a promover comportamentos saudáveis a par da oportunidade para experimentarem crescimento pessoal e desenvolvimento em torno da opção profissional adotada. A experiência foi para os três grupos (turma TAS e turmas de 9ºano) extremamente proveitosa, permitiu também desenvolver competências no domínio da comunicação interpessoal e relacional de forma a promover futuras mudanças nos grupos intervencionados, modificando normas e estimulando uma ação coletiva conducente a mudanças futuras promotoras de saúde!

 

Projeto/Candidatura: POCH-04-5267-FSE-000240
4.1 – Qualidade e eficiência do sistema de educação e formação para promoção do sucesso escolar
(EQAVET)

Projeto/Candidatura: POCH-04-5267-FSE-000793
4.2 - formação de docentes e outros agentes de educação e formação.
(CFAE - 2019/2020)

Projeto/Candidatura: POCH-01-5571-FSE-002841
1.6-Cursos Profissionais
(cursos profissionais 2019/2020)

Projeto/Candidatura: POCH-01-5571-FSE-002273
1.6-Cursos Profissionais
(cursos profissionais 2018/2020)

POCH
Efetuar o dowload da app Inovar Professor:

Efetuar o download da app Unicard SIGE:

Efetuar configuração PAPERCUT Mobile Print:

Visitantes

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje1071
mod_vvisit_counterOntem870
mod_vvisit_counterEsta Semana1941
mod_vvisit_counterÚltima Semana4894
mod_vvisit_counterEste mês12993
mod_vvisit_counterÚltimo mês22099
mod_vvisit_counterTudo4769826

Online (20 minutos atrás): 29
O seu IP: 18.119.125.120
MOZILLA 5.0,
Hoje: Maio 21, 2024