Início
Informação - cedência de equipamento informático e de acesso à Internet PDF Versão para impressão

Caros Encarregados de Educação:

Hoje recomeça o terceiro período com umas configurações completamente inimagináveis há umas semanas.
Estamos em confinamento, a tentar preservar a saúde. Este recolher obrigatório da maior parte da população acarreta, na minha opinião, uma série de alterações no nosso modo de viver os dias. Algumas agradáveis, pelo menos à primeira vista, mas também outras nada pacíficas e, até mesmo, potencialmente perigosas. Poderia referir as limitações económicas, com agregados a verem o seu orçamento mensal a sofrer cortes porventura brutais. Poderia falar das situações de conflitos intrafamiliares que tenderão, agora, a serem agravados. E terei forçosamente que realçar que as situações de maior vulnerabilidade são as que mais sofrem com esta situação. Todos conhecemos a máxima “Quando a onda bate, quem se lixa é o mexilhão!”
São estes os tempos que mais nos põem à prova. É esta a altura de apelarmos ao melhor que há em nós, a sermos verdadeiramente solidários com quem mais precisa.
Apesar disso, queremos tudo fazer para que este tempo não seja totalmente desperdiçado naquilo que toca à Educação. Temos a colaboração nacional com a disponibilização das sessões pela televisão. É um apoio importante, mas complementar à ação da escola – os alunos precisam de manter a ligação com os seus professores. Por isso, construímos um plano de acompanhamento à distância para todos os alunos.
Para este plano ser implementado, é absolutamente necessário que cada aluno tenha acesso à Internet – por smartphone, por tablet ou por computador.
Graças à iniciativa da autarquia, estes acessos vão ser garantidos: serão disponibilizados - em regime de empréstimo e mediante a celebração de contratos de comprometimento entre a autarquia, o Agrupamento e Encarregado de Educação - tablets e/ou portáteis para os alunos que manifestamente deles careçam bem como planos de acesso à internet.
Aqui, vamos ter que ser muito justos nas atribuições. Os recursos são limitados e não se destinam a quem dê jeito - são para ser emprestados a quem deles realmente necessite. Aos que, sem eles, não teriam forma de estar em contacto com a escola, com os seus professores.
Sabemos bem que se cada aluno tivesse um portátil para uso exclusivo seria menos complicado gerir os acessos – mas não é disso que estamos a falar. Saber partilhar também é digno de ser valorizado. Ser solidário com quem mais precisa também o é.
Não podemos ter uma Carta Ética aprovada no Agrupamento e, simultaneamente, uma conduta que não esteja em sintonia com a mesma. Os nossos filhos aprendem mais com o nosso comportamento do que com as nossas palavras – ao agir, educamos. O exemplo é o maior recurso educacional a que podemos lançar mão. Este não é um tempo de oportunismos. Todos conhecemos comportamentos reprováveis – não temos que os seguir! Todos sabemos que poderá haver pais que não poupem no tabaco, na bebida, nos excessos…e que se o fizessem, teriam possibilidades de dar aos filhos melhores condições. Porventura não o farão. Mas nós estamos aqui pelas crianças, não pelos seus pais. Não podemos castigar os filhos pelos comportamentos dos pais – “Educai as crianças e não será necessário punir os adultos” escrevia Pitágoras, 500 anos antes de Cristo.
É isto que vos peço. Colaboração, responsabilidade, comportamentos éticos. Não façamos desta situação um Inferno maior.

 

 

Projeto/Candidatura: POCH-04-5267-FSE-000240
4.1 – Qualidade e eficiência do sistema de educação e formação para promoção do sucesso escolar
(EQAVET)

Projeto/Candidatura: POCH-04-5267-FSE-000793
4.2 - formação de docentes e outros agentes de educação e formação.
(CFAE - 2019/2020)

Projeto/Candidatura: POCH-01-5571-FSE-002841
1.6-Cursos Profissionais
(cursos profissionais 2019/2020)

Projeto/Candidatura: POCH-01-5571-FSE-002273
1.6-Cursos Profissionais
(cursos profissionais 2018/2020)

POCH
Efetuar o dowload da app Inovar Professor:

Efetuar o download da app Unicard SIGE:

Efetuar configuração PAPERCUT Mobile Print:

Visitantes

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje202
mod_vvisit_counterOntem745
mod_vvisit_counterEsta Semana3956
mod_vvisit_counterÚltima Semana3733
mod_vvisit_counterEste mês16877
mod_vvisit_counterÚltimo mês20812
mod_vvisit_counterTudo4733853

Online (20 minutos atrás): 11
O seu IP: 54.204.117.206
,
Hoje: Mar 29, 2024