Do desenvolvimento das atividades concernentes a este projeto, compreende-se, que incrementou uma prática de ensino e aprendizagem baseada na metodologia Inquiry Based Learning. Esta foi essencial para a promoção de uma postura colaborativa entre docente e discentes, assim como fomentou o pensamento reflexivo contextualizado na ação. Desta forma, geram-se novos saberes, comprometimentos e entusiasmos. As dificuldades prenderam-se com proporcionar a todos os atores em presença, a mesma implicação devido ao facto de o grupo JIC2 ser heterogêneo. Contudo, como partilhamos da ideia de, que a epistemologia da prática e o agir do professor deve ser realizado em equipa, concluísse, que o conhecimento emergiu como entidade coletiva em que cada indivíduo participou à medida da sua idiossincrasia e que aprendeu, na medida, do seu desenvolvimento, mas participou da assunção de objetivos de desenvolvimento com qualidade, comuns. As mudanças a realizar, são entendidas como um processo, que requer uma formação a longo da vida tanto dos discentes como da docente, e consideramos a metodologia Inquiry Based Learning, assim como o material pedagógico fornecido pelo curso de formação "Compreender a terra através do espaço" um meio ao dispor dos mesmos para, que concretizem as suas aspirações de desenvolvimento, de forma aberta, dialógica, reflexiva, e apoiados na prática pedagógica. Nesta perspetiva as dificuldades são consciencializadas, sendo que o seu reconhecimento orienta as futuras intervenções. A atitude dos alunos triangulou entre a participação, observação, ação, reflexão e discussão, uma postura atitudinal diferenciada, sendo, que no cômputo geral o nível do envolvimento foi muito significativo, compreendeu-se, que nunca deixaram de perseguir objetivos de melhoria de qualidade no decurso da aprendizagem. Notou-se uma progressiva autonomia e uma emancipação das crianças, na busca de saber relativo à astronomia, junto de outros parceiros educativos e meios tecnológicos. Considera-se, que esta atitude, remete para o conceito de comunidade de conhecimento em constante processo dialético entre ação, e reflexão.
|