Na EB/S de Rebordosa, as turmas 7ºRA e 7ºRC, aceitaram o desafio UHU, tema “Painel da biodiversidade” , enquanto que as turmas 9ºRA, 9ºRB e 9ºRC optaram pela “Collage ODS”, promovido pelo programa Eco-escolas. Estas duas atividades foram desenvolvidas nas disciplinas Educação Visual | Educação Artística, e Geografia e foram dinamizadas pelas respetivas docentes, Anabela Gonçalves e Maria José Pires. Para o “Painel da biodiversidade” , no 7º ano os alunos pesquisaram e ficaram sensibilizados com a biodiversidade tão rica e variada, da sua região e foram escrevendo mensagens de apelo à sua preservação. Nas aulas de EV e EA, discutiram-se as possibilidades plásticas para elaborar o painel; os alunos de ambas as turmas, propuseram desenhar as diferentes espécies, a partir de imagens selecionadas e colá-las sobre um mapa da região, que fosse a cores que mostrasse aspetos característicos da região com relevos do terreno, e casario. Para inspirar os alunos foram visualizadas imagens de ilustrações de fauna e flora de diferentes épocas históricas. Por fim procedeu-se a votação e escolha recaiu sobre o painel elaborado pela turma do 7ºRC. Relativamente ao desafio “Collage ODS”, nas aulas de Geografia os 17 objetivos foram dados a conhecer, seguindo-se a sua análise e debate pelos discentes, sob orientação da professora. Posteriormente, os alunos, em grupo ou individualmente, fizeram mais pesquisas e escolheram um objetivo por turma. Escolhido o objetivo, os alunos, nas aulas de EV e EA, estudaram, com a orientação da professora, as possibilidades plásticas e gráficas de que dispunham para representar, através da técnica de colagem o pictograma e, igualmente por colagem, ilustrar a sua interpretação do objetivo. Por fim procedeu-se a votação e escolha das propostas apresentadas pelas 3 turmas, tendo sido escolhidas as colagens realizadas pela turma do 9ºRC para representar e ilustrar o Objetivo nº16 “Paz, Justiça e Instituições Eficazes”. As colagens escolhidas privilegiaram a reciclagem de materiais, a saber: penas, papel de revistas, cordel, ramos de arbustos e cartão aproveitado de embalagens. Na representação do pictograma, optou-se por realçar o simbolismo da pomba dando-lhe destaque pelo uso de penas verdadeiras. Na ilustração privilegiou-se a simplicidade gráfica das letras recortadas em papel de revista aproveitando de um modo útil a avalanche de informação inútil que por vezes trazem, dando realce, num jogo de palavras, às palavras que os alunos relacionaram como o objetivo.
|