Início
Desafio TETRA PAK e COMPAL - Constrói o teu Ecoponto Amarelo e Recicla PDF Versão para impressão

As turmas JIC2, 1CA, 4CB da Escola Básica N.º 1 Rebordosa, Agrupamento de Escolas de Vilela, Paredes, aceitaram, no âmbito do programa EcoEscolas, o desafio “Tetra Pak e Compal – constrói o teu ecoponto amarelo e recicla”.
Os alunos das turmas 1CA e 4CB, foram desafiados a construir um Ecoponto Amarelo, durante o período em que estiveram em Ensino à Distância (E@D) e em isolamento profilático, como forma de trabalhar o domínio Desenvolvimento Sustentável de Cidadania e Desenvolvimento e Educação Ambiental para a Sustentabilidade, contando com o envolvimento da família.
Depois de conhecerem o desafio, em que reciclar e preservar eram as palavra-chave, os alunos planearam o ecoponto, com a colaboração dos familiares e orientação das professoras titulares. Este desafio permitiu sensibilizar os alunos e famílias para a importância da reciclagem nomeadamente através da recolha seletiva de resíduos mais especificamente das embalagens Tetra Pak e para a sua colocação correta no Embalão (contentor amarelo) do Ecoponto, contribuindo, assim, para facilitar a reciclagem, para a poupança de recursos naturais e consequentemente para a preservação e proteção do Meio Ambiente.
Recolheram materiais que pudessem ser reutilizados e usados na construção do ecoponto: caixas de papel, tampas de embalagens, restos de tecidos, partes de brinquedos inutilizados, rolos de cartão das confecções e embalagens da Tetra Pak de leite e da marca Compal e com o símbolo FSC®. Lavaram, desmancharam, recortaram, colaram e concretizaram o ecoponto.
Para além de material que recolheram, utilizaram cola branca, cola quente, papel, cartão, cartolinas, agrafador, arame, pincéis, tecidos, goma EVA, muita criatividade e trabalho em família. Durante o E@D, nas aulas de português síncronas elaboraram as frases que foram discutidas, melhoradas e finalmente transpostas para os cartazes.
Em estudo do meio, pesquisaram o significado do símbolo FSC e qual a sua importância enquanto fator de desenvolvimento sustentável. Foram abordadas a importância da reciclagem e de todos os R´s para o nosso ambiente.
Foram também abordados: - o Desenvolvimento Sustentável, enquanto domínio da Educação para a Cidadania - Cidadania e Desenvolvimento; - a Educação Ambiental para a Sustentabilidade, que consiste na promoção de valores, na mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, de forma a preparar os jovens para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais atuais.
Os produtos finais são o culminar de um trabalho contínuo sobre a importância da reciclagem e da reutilização de materiais, desenvolvido transversalmente, em articulação família versus escola. Ao longo de todo o processo, os alunos estimularam a criatividade, aliando a arte à reutilização de materiais, mostraram-se empenhados e sobretudo, felizes com o que estavam a fazer, a aprender e pelo contributo da família neste trabalho.
Verificou-se uma grande diversidade no uso de materiais (sempre com o lema da reciclagem e reutilização) para além dos referidos anteriormente, pelo que terei todo o gosto em ceder evidências caso estejam interessados.
Os alunos do JIC2 (crianças com 4 e 5anos) é um grupo de crianças bastante curioso e que gosta de explorar materiais e espaços diferentes, e aproveitando esta apetência natural do grupo. A educadora proporcionou atividades e experiências, que foram ao encontro deste gosto de saber, no sentido de ampliar o mais possível os conhecimentos gerais das crianças sobre o mundo que as rodeia para a preservação e proteção do Meio Ambiente, desenvolvendo assim, a área do conhecimento do Mundo.
De modo, a promover a articulação Jardim-de-infância /Família, desenvolveu-se um trabalho de colaboração sistemático e regular com os mesmos, promovendo uma troca de experiências e conhecimentos, pois esta simbiose contribui para uma educação orientada e coesa das crianças. As crianças foram desafiadas a construir um Ecoponto Amarelo, durante o período do Ensino à Distância, nos momentos síncronos, como forma de trabalhar a área do Conhecimento do Mundo em articulação com a família.
Esta atividade permitiu sensibilizar as crianças e as famílias para a importância da reciclagem nomeadamente através da recolha seletiva de resíduos mais especificamente das embalagens Tetra Pak e para a sua colocação correta no contentor amarelo do Ecoponto, contribuindo, assim, Recolheram materiais que pudessem ser reutilizados e usados na construção do ecoponto: caixas de papel, tampas de embalagens, partes de brinquedos inutilizados, rolos de cartão das confecções e embalagens da Tetra Pak de leite e da marca Compal e com o símbolo FSC®.
Foi um trabalho contínuo sobre a importância da reciclagem e da reutilização de materiais, desenvolvido transversalmente no pré-escolar em colaboração com a família.
Alguns destes ecopontos estiveram também em exposição em Paredes.

 

Projeto/Candidatura: POCH-04-5267-FSE-000240
4.1 – Qualidade e eficiência do sistema de educação e formação para promoção do sucesso escolar
(EQAVET)

Projeto/Candidatura: POCH-04-5267-FSE-000793
4.2 - formação de docentes e outros agentes de educação e formação.
(CFAE - 2019/2020)

Projeto/Candidatura: POCH-01-5571-FSE-002841
1.6-Cursos Profissionais
(cursos profissionais 2019/2020)

Projeto/Candidatura: POCH-01-5571-FSE-002273
1.6-Cursos Profissionais
(cursos profissionais 2018/2020)

POCH
Efetuar o dowload da app Inovar Professor:

Efetuar o download da app Unicard SIGE:

Efetuar configuração PAPERCUT Mobile Print:

Visitantes

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje23
mod_vvisit_counterOntem581
mod_vvisit_counterEsta Semana2351
mod_vvisit_counterÚltima Semana4223
mod_vvisit_counterEste mês15197
mod_vvisit_counterÚltimo mês17758
mod_vvisit_counterTudo4749931

Online (20 minutos atrás): 10
O seu IP: 18.116.90.141
MOZILLA 5.0,
Hoje: Abr 24, 2024