É seguro o meu filho voltar à escola?
É sabido que as escolas precisam de ser reabertas para abrandar os efeitos colaterais do confinamento no desenvolvimento global das crianças, assim como, para potenciar um ambiente de aprendizagem adequado. No AEV não “baixamos a guarda”: estamos atentos e cumprimos todas as regras e normas de segurança e higiene. Apesar do nosso desejo de retomar a “normalidade”, entendemos que as medidas de desconfinamento não são sinónimo de fim da pandemia. Enquanto houver risco de infeção, continuaremos a manter todos os cuidados recomendados para uma escola o mais segura possível.
O meu filho vai ser testado?
Segundo informação disponível ao momento, as crianças não serão testadas porque demonstram um menor grau de transmissibilidade.
O que devo fazer se o meu filho apresentar sintomas?
Ligar de imediato para a linha de saúde 24 e seguir as instruções recebidas. Assim que a criança apresentar sintomas, deve também informar o professor titular para que este tome as devidas diligências e mantê-lo a par da evolução da situação.
O meu filho deve usar máscara na escola?
Na comunidade o uso de máscaras faciais é obrigatório em ambientes fechados. Nas escolas primárias o uso de máscaras faciais é recomendado e deve ser visto como uma medida complementar à higienização frequente das mãos, ao distanciamento físico e às demais medidas. O AEV faculta máscaras para os alunos que as solicitarem!
Quais são as medidas mais importantes na escola?
O AEV considera como medidas essenciais: o assegurar do distanciamento físico, uma boa ventilação dos espaços, a lavagem regular das mãos, o uso de máscaras (se possível), a estratégia do grupo bolha e, ainda, a criança ficar em casa se estiver doente protegendo, desta forma, a comunidade.
Juntos conseguimos!
O impacto do vírus depende, em grande parte, do comportamento de cada um de nós. Continuamos a precisar de ser perseverantes, pacientes e resilientes.
|