Início
Crescer com Teatro PDF Versão para impressão


A atividade “Crescer com o teatro” concretizou-se ao longo do ano letivo, desenvolvendo com os alunos com Necessidades Educativas Específicas da Escola Básica e Secundária de Vilela um conjunto de atividades de expressão dramática que permitiram trabalhar valores educativos, a inclusão social e o seu desenvolvimento integral e biopsicossocial.
Os alunos, através da prática teatral, do jogo, do movimento, da imagem, do som e da ação, concretizaram ideias e sentimentos, fortaleceram a comunicação, o trabalho de equipa, a criatividade, a resolução de problemas, a autoestima e a autoconfiança bem como reforçaram as relações interpessoais e regras de conduta. A primeira obra trabalhada foi da autora Paula Teixeira intitulada O som das cores. Através da sua exploração foi possível explorar os cincos sentidos do corpo humano, estabelecer analogias entre as cores, objetos e sensações. Os alunos participantes partilharam o produto resultante com os alunos do 5.º VB da Escola Secundária de Vilela e com os alunos do 4.º ano das Escolas Básica de Vilela, Básica n.º 1 de Rebordosa e Serrinha, nas respetivas Bibliotecas Escolares, com uma interação com grande participação de todos os intervenientes.
A segunda prática concretizou-se em colaboração com a aluna Rita Barros do Curso Profissional de Animador Sociocultural no âmbito da sua Prova de Aptidão Profissional “Teatro, Fantoches e Diversidade” e constituiu-se em diferentes atividades. A saber: leitura e observação das imagens de cinco contos tradicionais; partindo da exploração das histórias, a seleção das personagens; produção de uma história que envolva as personagens selecionadas começando por colocar os alunos a debater sobre as mesmas e assim poder desenvolver o processo da escrita criativa concluindo com a escolha do título “Todos juntos na diferença, temos mais força para a igualdade”; trabalhar a produção teatral e a produção dos fantoches da história trabalhando, desta forma, a motricidade fina; por fim, com a técnica do flanelógrafo, o resultado final do trabalho, onde a diversidade de personagens de diferentes contos tradicionais estava presente numa ligação de igualdade, foi apresentado às turmas 5.º VB e 7.º VC na Escola Secundária de Vilela e aos alunos do pré-escolar da Escola Básica n.º 1 de Rebordosa no Parque do Rio Ferreira.
As duas apresentações contaram ainda com a presença de alguns familiares dos alunos participantes. Foram momentos inesquecíveis para todos, alunos, docentes envolvidos e público que, no final das apresentações, deixaram transparecer as suas emoções de alegria e satisfação. Foi importante mostrar que estes alunos, alunos com Necessidades Educativas Específicas da Escola Básica e Secundária de Vilela, foram capazes de realizar algo feito por eles, no âmbito de uma escola inclusiva.

 

Projeto/Candidatura: POCH-04-5267-FSE-000240
4.1 – Qualidade e eficiência do sistema de educação e formação para promoção do sucesso escolar
(EQAVET)

Projeto/Candidatura: POCH-04-5267-FSE-000793
4.2 - formação de docentes e outros agentes de educação e formação.
(CFAE - 2019/2020)

Projeto/Candidatura: POCH-01-5571-FSE-002841
1.6-Cursos Profissionais
(cursos profissionais 2019/2020)

Projeto/Candidatura: POCH-01-5571-FSE-002273
1.6-Cursos Profissionais
(cursos profissionais 2018/2020)

POCH
Efetuar o dowload da app Inovar Professor:

Efetuar o download da app Unicard SIGE:

Efetuar configuração PAPERCUT Mobile Print:

Visitantes

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje377
mod_vvisit_counterOntem581
mod_vvisit_counterEsta Semana2705
mod_vvisit_counterÚltima Semana4223
mod_vvisit_counterEste mês15551
mod_vvisit_counterÚltimo mês17758
mod_vvisit_counterTudo4750285

Online (20 minutos atrás): 9
O seu IP: 3.141.202.187
MOZILLA 5.0,
Hoje: Abr 24, 2024