PAIS: A pandemia não vai de férias… |
|
|
|
|
PERCEBER
Criem um horário com as tarefas diárias e deem importância ao seu cumprimento. Lembre-se que aprendizagens vão além da escola, aproveite este tempo para incentivar o seu filho a aprender algo do seu interesse (p. ex. tocar um instrumento, aprender danças, fazer trabalhos manuais).
|
|
ROTINAS
Criem um horário com as tarefas diárias e deem importância ao seu cumprimento. Lembre-se que aprendizagens vão além da escola, aproveite este tempo para incentivar o seu filho a aprender algo do seu interesse (p. ex. tocar um instrumento, aprender danças, fazer trabalhos manuais). |
|
DÊ O EXEMPLO
Os comportamentos recomendados aplicam-se à população no geral. Pratique os comportamentos de isolamento, distanciamento, higienização das mãos, etiqueta respiratória, entre outros. Assegure que o seu filho pode olhar para si como um modelo.
|
|
RESPONSABILIDADE
Caso já tenha regressado ao trabalho e o adolescente fique sozinho, tente sensibilizá-lo para que, na sua ausência, sejam mantidos os comportamentos recomendados. Reforce a ideia de que confia nele. |
|
VALIDAÇÃO
Confirme que é normal sentir ansiedade, tristeza ou revolta. Assegure a importância das medidas atuais, que se aplicam a todos. Demonstre compreensão pela ânsia sentida de estar com os amigos presencialmente. Ajude o seu filho a perceber que, por agora, “matar saudades” só à distância e que, dentro de algum tempo, retomarão o contacto presencial.
|
|
REDES SOCIAIS
Numa fase em que os amigos são tão importantes, é normal que a utilização das redes sociais se torne ainda mais frequente. Este contacto permite manter um sentimento de comunidade e é também uma forma de ocupar o tempo Esteja atento em relação à veracidade da informação a que o seu filho acede e ao uso abusivo destas redes. Sensibilize-o para os perigos das redes, bem como para uma utilização regrada e responsável. |
… mantenham-se todos seguros!
|
(clique na imagem para a aumentar) |
|